Skip to main content

Pump to ride!

“O objetivo é aproveitar o impulso “pump” gerado pelos vários obstáculos para conseguir ganhar velocidade, sem pedalar (bicicletas) ou dar impulso com o pé (skates e trotinetes)”

Pumptracks

Inicialmente as pistas eram feitas em terra e pensadas exclusivamente para bicicletas. Atualmente, com revestimento de alcatrão ou betão, as pistas têm ganho muitos adeptos entre os skaters, inliners e trotinetes…

Por abrangerem um vasto grupo de utilizadores, praticamente não precisarem de manutenção regular e com um aspeto agradável na inserção em espaços verdes (jardins municipais/ parques urbanos), têm sido elementos diferenciadores na escolha deste equipamento, por parte de diversas entidades.

Utilizadores:
O formato e a maneira como estão encadeados os obstáculos numa “pumptrack”, permite que alguém com pouca experiência consiga com relativa facilidade e segurança ganhar destreza e perceber que movimentos têm que fazer para ganhar balanço, no entanto é também desafiante para os utilizadores experientes que rapidamente ganham velocidade e transpõem os obstáculos saltando de um para outro.
As pistas podem ser utilizadas por crianças e adultos, com bicicletas de BMX ou BTT, patins em linha, skates e trotinetes, sendo portanto uma infraestrutura inclusiva e que promove o convívio entre os seus utilizadores.

Benefícios:
Todos utilizadores de uma “pumptrack” irão com certeza destacar a diversão que é proporcionada ao andar nestas pistas, no entanto, quase inconscientemente, estas permitem evoluir tanto tecnicamente, como fisicamente, pois ajudam a melhorar o posicionamento na bicicleta/skate/patins e a perceber como este interfere na velocidade que se ganha ou perde perante os obstáculos, melhorando a técnica a curvar e saltar.
Como todo o corpo tem que se movimentar para manter ou aumentar a velocidade, é também um excelente treino de resistência, fortalecendo os músculos do tronco, membros inferiores e superiores.

Localização:
Uma das grandes vantagens de uma “pumptrack” é a facilidade em ser integrada em vários espaços, como parques, jardins, escolas, hotéis e resorts, complexos desportivos e outras zonas de lazer. A escolha da sua localização deve ter em consideração a proximidade de uma fonte de água potável, sombra para os momentos de descanso e casas de banho.
Alguns benefícios de construção de uma pista Pumptrack são: baixa manutenção, antivandalismo (durável); multi-funcional para vários desportos; aspeto urbano e limpo; alta tração; utilizável em condições de chuva; secagem rápida e anti congelamento; design variado; baixo custo de construção; poluição sonora reduzida.
As pistas podem ter diversos formatos e tamanhos, podendo ocupar um espaço entre 600m2 e 2500m2.

Quais são as atividades que se podem desenvolver numa “pumptrack”?
Uma “pumptrack” é um espaço de livre acesso, que tem um carácter fundamentalmente lúdico, no entanto é também um ótimo espaço para as escolas e clubes de ciclismo poderem treinar.
Também se poderão realizar competições, consistindo na disputa pelo menor registo de tempo a percorrer a pista ou uma parte dela.

Alguns projetos:

PONTE DE LIMA
(Parque da Vila)

VIANA DO CASTELO
(Feel Viana)

ÓBIDOS
(Parque Tecnológico)

CASCAIS
(Parque Urbano Outeiro da Vela)

PORTO DE MÓS
(Alqueidão da Serra)

BENEDITA
(Parque Desportivo e Motorizado)

CASCAIS
(Ride On)